Siegfried Sugg - Thilo Krasmann: "Benfica do Ribatejo..." (1957)

MEP 60057
(António Paixão - João Calvário)
2. A Portuguesinha
(Rui Furtado - Henrique Cofiner)
3. Fado da Severa
(Frederico de Freitas)
4. Má Sorte
(Nóbrega e Sousa)
Siegfried Sugg (acordeão)
Thilo Krasmann (acordeão)
Os alemães Siegfried Sugg (n. 1933) e Thilo Krasmann (1933-2004) vieram para Portugal em meados da década de 1950, de forma a ensinarem acordeão, e acabaram por ir ficando. Enquanto Krasmann construiu uma das carreiras mais importantes na música portuguesa, desde o Thilo's Combo até à sua importantíssima vertente de arranjador para trabalhos de outros, já Sugg manteve uma actividade mais "na sombra", embora não deixasse também de afirmar o seu talento sempre que participava em discos de outros (em nome próprio, apenas conheço um outro disco seu, de 1970). Manteve, também, uma profícua actividade como director musical em diversos discos de música infantil das décadas de 1970 e 1980, em projectos coordenados por Andrade e Silva e por Migú.
"Má Sorte" fora originalmente escrito para o reportório de Maria de Fátima Bravo, contando com letra de Jerónimo Bragança, e terá sido gravado pouco antes desta versão instrumental de Siegfried Sugg e Thilo Krasmann. Tanto quanto sei, este é também o primeiro disco de ambos no nosso país.
Etiquetas: "Má Sorte", Alvorada, Siegfried Sugg, Thilo Krasmann, Versões
8 Comments:
Continue por favor este site. É bom fazer presevar a memória do país. E nós continuamos à procura de material para fazer op documentário sobre a Simone.
Obrigado
Obrigado pelo encorajamento, conto inserir novo post em breve.
Quanto ao documentário sobre a Simone, talvez nos pudéssemos encontrar ou trocar impressões por mail.
deste compositor tenho como musicas preferidas a mítica "Vocês Sabem Lá" de Fátima Bravo; "Degrau em Degrau", "Sol de Inverno" e "Lado a Lado" de Simone de Oliveira; "Figueira da Foz" de Maria Clara e ainda "Covilhã, Cidade Neve" de Amália Rodrigues
Todas elas serão aqui referidas, mais tarde ou mais cedo. Obrigado pela visita!
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Caro João Carlos Calixto
Vejo que conhece bem a obra de Thilo Krasmann e de Siegfried Sugg, que foi desde 1955,(chegou a Portugal em 1954) meu Prof. de Harmónica, primeiro numa Orquestra escolar, e depois, no Quinteto Português de Harmónicas e no Trio Harmonia.
E o inesquecível Nóbrega e Sousa, nosso grande amigo e admirador, era quem me contactava, sempre que queria a colaboração do Quinteto ou do Trio, nos Programas da E.N., "Serões para Trabalhadores" e outros.
Vieram os dois para Portugal, (Thilo em 1956, para ajudar o seu amigo Sugg) vindos da Hohner,(onde Siegfried ,tinha sido membro da Orquestra Sinfónica de Acordeões, e Harmónica-Baixo, no Trio Rolf Glass)para difundir e ampliar o o ensino desses dois instrmentos. Sugg organizou e foi maestro de uma Orquestra de Acordeões em V.F.Xira.
Costumo encontrar-me todas as semanas com ele, para uma petiscada.
O interessante Blog Janela Aberta, de um meu amigo e colega do Trio Harmonia, que acabo de lhe enviar, conta vários episódios e mostra vários documentos dessa època.
Espero que lhe agrade !
Os meus cumprimentos
José Peralta
O Siegfried Sugg era meu vizinho na Rua Artilharia Um em Lisboa onde ele morou uns anos sendo eu também alemão a gente conhecia-se de balcão para balcão. Naquela altura andave eu ainda no liceu e tinha um pequeno acordeão da Hohner que era do meu pai (também alemão) e quando eu tocava o Siegfried criticava de vez em quando a maneira como eu tocava ou seja mal.....
Tive um grande prazer com a sua resposta.
Lembro-me perfeitamente da R.Artilharia Um, e do prédio onde morava Siegfried Sugg, onde nós íamos ter lições de Harmónica e ensaiar !
O prédio tinha no telhado o emblema giratório e luminoso da Mercedes Benz, que com certeza, também recorda
Enviar um comentário
<< Home